Skip to content

Adriana Córdova e Samanta Berti desfilam superação no Natal Luz

Sorriso no rosto, força nos braços e lá vão elas desfilando alegria e superação nos 200 metros da pista do Grande Desfile de Natal, um dos espetáculos do 36° Natal Luz de Gramado. São pelo menos três espetáculos semanais em que as cadeirantes Samanta Berti, 26 anos, e Adriana Córdova de Souza, 36 anos, são protagonistas da ala do Papai Noel. Ambas perderam os movimentos das pernas após acidentes de trânsito, mas tem muito mais em comum: são inquietas, adoram o desfile e contribuem com ideias na confecção dos trajes e na evolução do desfile.

“Nos sentimos valorizadas”, afirma Samanta, que estreou oficialmente no Desfile em 2019 quando foi chamada para uma participação especial no Programa Conversa com Fátima, da jornalista Fátima Bernardes. “Acabei ficando e me convidaram de novo agora e fiquei muito feliz”, afirma Samanta. Ela destaca que a participação delas no desfile contribui para incentivar outras pessoas com problemas de locomoção a se integrarem mais na sociedade. Samanta é servidora pública municipal (trabalha na Secretaria da Saúde de Gramado) e tem recebido convites para participar de eventos. Um deles foi o Festuris, em novembro passado em que trabalhou no estande da empresa concessionária dos parques dos Aparados da Serra (Cambará do Sul e Praia Grande).

Cadeirante desde 2008, Adriana Cordova de Souza, também tem tido envolvimento nas atividades do município, como eventos e os desfiles de Natal Luz, do qual participa desde 2018. Teve uma passagem pela produção do evento, mas é na pista do desfile que percebe o carinho do público. “Algumas pessoas ficam enlouquecidas quando a gente passa”, afirma Adriana. Ela reforça que as fantasias e a evolução delas à frente do trenó do Papai Noel têm a opinião delas. “Nos perguntam se podemos fazer isso, fazer aquilo com a cadeira de rodas. Sugerimos evoluções. Nos sentimos incluídas de fato no evento”, afirma Adriana. No momento está aposentada, é contratada para eventos e já trabalhou por muitos anos em um posto de combustíveis em Gramado. “Não consigo ficar parada”, frisa.

Fabrício Ghomez, diretor do Grande Desfile afirma que a inclusão tem sido uma característica deste espetáculo. Na opinião dele, além de uma oportunidade de trabalho artístico para elas, também é um incentivo para os que estão na plateia e vejam o esforço delas na apresentação. “Mostram que todos podem! ”, frisa.

 

 

O 36º Natal Luz de Gramado tem a apresentação oficial do BRADESCO. O evento que acontece até 30 de janeiro de 2022 é uma realização da Gramadotur, Autarquia Municipal que é responsável pelos eventos públicos de Gramado. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer, Stemac Grupos Geradores, Nacional Gás, Americanas, Stella Artois, copatrocínio da SKY e apoio da Vinícola Miolo, Azul Viagens, Corsan, Hard Rock Café, Florybal, Pegada A Marca da Conquista, Adylnet, Real Wood e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como ‘Receptivo Oficial”. A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado. Apoio na acessibilidade do Natal Luz é da Semearhis e o Agente Cultural é a AM Produções.

O Natal Luz para Todos é uma realização da Autarquia Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal Pátria Amada Brasil.

Mais informações no site oficial do evento: natalluzdegramado.com.br

Siga nossas redes sociais e acompanhe todas as notícias e informações do 36º Natal Luz de Gramado.

 

Foto – Cleiton Thiele


Publicado por:
Natal Luz é uma série de eventos com a temática natalina que ocorrem na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sempre nos últimos meses do ano, de novembro a janeiro do ano seguinte.
A +