Skip to content

A história de Amahl, no musical “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”

A Ópera “Amahl e os visitantes da noite”, do ítalo-americano Gian Carlo Menotti é a base do espetáculo “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”, que tem o maestro Linus Lerner e Tatiane Fernandes como diretores. Ele será apresentado no auditório do Expogramado dentro da programação do 36º NatalLuz de Gramado.

A opereta adaptada por Lerner, conta a história dos Reis Magos que seguem a estrela guia e no caminho param em uma casa pobre para descansar. Ali encontram o menino Amahl, deficiente físico, e sua mãe que sonha com um futuro melhor para o garoto. “Amahl tem uma positividade, sempre vê o lado bom das coisas”, relata o maestro. Na casa, os reis são recepcionados pela vizinhança e pastores que lhes oferecem comida. A singeleza da história inclui a tentativa da mãe do menino de roubar o ouro que os reis estavam levando para o menino Jesus. Ao ser descoberta, a mãe recebe a defesa de Amahl que diz que foi ele quem teria roubado. Os reis, então, afirmam que eles poderiam ficar com o ouro pois, talvez, o menino que nasceu não precisaria dele. Neste momento, Amahl oferece a sua muleta para ser levada pelos reis ao menino Jesus, já que poderia ter nascido com deficiência física. “Então acontece o Primeiro Milagre do Menino Jesus. Amahl começa a caminhar, a dançar. Acontece toda a festa do milagre e Amahl pede para a mãe permissão para acompanhar os reis e entregar a muleta a Jesus”, relata o maestro Linus Lerner. A este enredo foram incluídas algumas surpresas que reforçam o propósito do Natal Luz.

O musical tem a participação do Coro Vozes de Gramado, de membros da Orquestra Sinfônica de Gramado e um elenco de cantores internacionais: Carla Maffioletti, Débora Faustino, Felipe Bertol, Daniel Germano, Pedro Spohr, e Pedro Coppeti.  “A ideia é mostrar a compaixão, o amor, a empatia, tão necessários no mundo”, destaca o maestro.

A ópera original é em inglês mas a adaptação para o Natal Luz é em português, com interpretações ao vivo.

 

Maestro Linus Lerner

O maestro Linus Lerner tem uma antiga ligação com Gramado e o Natal Luz. Iniciou como regente de corais que participavam das primeiras edições do Natal Luz, ainda em frente a Igreja São Pedro. Foi estreitada quando se apresentou como cantor no evento do lago (em 1992) e se tornou definitiva quando contribuiu para a criação do Gramado In Concert, em 2015.

Mesmo residindo há 25 anos nos Estados Unidos, ele sempre se manteve ligado à cidade e ao evento.

Lerner recebeu seu título de doutor em música em regência orquestral pela Universidade do Arizona (UA),mestrado em regência orquestral pela Florida State University (FSU),outro mestrado em Performance Vocal no Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati (CCM) e bacharelado em música em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil (UFRGS).

Já regeu orquestras na Alemanha. Brasil, Bulgária, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México, Panamá, Paraguai, Polônia, República Checa, Turquia e Rússia.

Lerner é atualmente Diretor Artístico e maestro da SASO – Southern Arizona Symphony Orchestra (EUA); OSRN – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e OSG: Orquestra Sinfônica de Gramado (Brasil); Gramado In Concert: Festival Internacional de Música (Brasil); e é criador do  Festival de Ópera de San Luís Potosí e o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner (México). Ele também atua como maestro do Round Top Festival Hill Institute (EUA).

O 36º Natal Luz de Gramado tem a apresentação oficial do BRADESCO. O evento que acontece de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022 é uma realização da Gramadotur, Autarquia Municipal que é responsável pelos eventos públicos de Gramado. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer e Stemac Grupos Geradores com apoio da Vinícola Miolo, Azul Viagens e Adylnet. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como ‘Receptivo Oficial”. A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado. Mais informações no site oficial do evento: natalluzdegramado.com.br

Siga nossas redes sociais e acompanhe todas as notícias e informações do 36º Natal Luz de Gramado.


Publicado por:
Natal Luz é uma série de eventos com a temática natalina que ocorrem na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sempre nos últimos meses do ano, de novembro a janeiro do ano seguinte.
A +