Uma ação de acessibilidade permitiu que surdos pudessem assistir dois espetáculos do Natal Luz. Tanto no Show de Acendimento como no espetáculo Illumination os surdos tiveram a acessibilidade pela língua de sinais brasileira. Esta ação de inciativa da Gramadotur é denominada de “Natal para Todos”. Carilissa Dall’Alba, Coordenadora da Campanha “Legenda para quem não ouve mas se emociona” disse que “somos surdos que lutamos pela acessibilidade”. Ela destaca ainda que é “muito importante esta ação da Gramadotur permitindo uma inclusão social, os surdos são turistas tanto como os ouvintes, mas com a falta de acessibilidade os surdos sentem-se excluídos de certa forma”, disse. A Campanha coordenada por Carilissa já existe a 15 anos.

No Show de Acendimento do último domingo (12) a Gramadotur preparou uma área especial para receber um grupo de 17 surdos que vieram pela Campanha oriundos das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado e Canela. Já no espetáculo Illumination esta ação aconteceu em todos as apresentações com língua de sinais brasileira, conhecido como libras, nos três telões do Lago Joaquina Rita Bier.

O “Natal Luz Para Todos” é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Bradesco. O evento conta com a Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Gramado Parks, Bauducco, Mastercard e Stemac Grupos Geradores. O copatrocínio é de Snowland, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, e Liquigás com apoio especial do Bier Park. O “Natal Luz para Todos” tem o apoio de Gramado Thermas Resort, Chocolates Lugano, Gol, Stella Ideias Luminosas, Vinícola Miolo, Rasen Platz, Balas Florestal, Casa Leopoldo, CVC, Bouquet Garni, RGE – Rio Grande Energia, Coca Cola, Jasmin Tapetes, Adylnet, Connect City, UCS – Universidade de Caxias do Sul e Café 3 Corações. O Agente Cultural é a AM Produções e a Brocker Turismo é a Agência Oficial do Natal Luz de Gramado. A promoção é da Prefeitura de Gramado e uma realização da Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada brasil.

Foto – Cleiton Thiele